quinta-feira, 29 de novembro de 2007

78 DIAS NA ÍNDIA

É difícil traduzir em palavras minha temporada aqui na Índia. Do sufoco e do sofrimento dos primeiros dias a esta sensação gostosa de missão cumprida e felicidade, muita coisa aconteceu. Na minha vida profissional, muitas portas se abriram e aprendi muito. Na minha vida pessoal, muitas janelas se fecharam para sempre (num oportuno acerto de contas com o passado guardado) e aprendi mais ainda.

Todos os objetivos dessa viagem foram alcançados, mas a “vitória” não é só minha. Sem este blog, os recados e emails carinhosos e engraçados, as ligações de amigos e família na hora certa, tudo teria sido incrivelmente mais difícil. Se fosse agradecer a todo mundo, este post seria interminável, então vou citar apenas uma pessoa que me ajudou e apoiou desde o início, quando tudo não passava de idéias. Minha sorte na vida já é conhecida e esta pessoa é o cara com quem me casei. Alguns me “acusaram” de não citá-lo aqui no blog, mas não é verdade. Então, para deixar claro, MUITO OBRIGADA, Rodrigo, nada disso teria sido possível sem você. Sei que você passou por cima das suas próprias vontades pra me fazer feliz e por acreditar no meu sonho. Sei que este tempo foi interminável para você e te digo que você foi forte e corajoso e, mesmo tão longe, esteve comigo o tempo todo. Portanto, obrigada de coração por não poupar esforços para me ver sorrindo.

Voltando à Índia, a escolha não poderia ter sido mais acertada. Este país vai ser sempre um lugar onde vivi coisas incríveis, onde aprendi a ser mais generosa, a conviver melhor com meus defeitos e onde entendi que “el mundo es uma mierda, pero la vida es de puta madre!”, como bem definiu o Andreu Buenafuente.

Vou embora feliz e tranqüila e vou sempre querer voltar aqui para lembrar o bem que me fizeram meus 30 anos (que eu temia tanto!). Gostaria muito de trazer meus pais e irmãos aqui e tentar fazer com que eles entendessem o “Planeta Índia”, indecifrável à primeira vista. Muita gente me disse que tem vontade de conhecer a Índia depois de acompanhar o blog e meu conselho (sou contra conselhos!) é, simplesmente, venham!

Conheci algumas pessoas que vieram para cá atrás de espiritualidade ou alguma resposta para momentos difíceis e não encontraram mais que sujeira e pobreza. E também encontrei viajantes que vieram em busca de nada em específico ou de aventura apenas e encontraram a si mesmos. O bacana da Índia é este, cada um descobre e vive o país à sua maneira.

No meu caso, descobri o Islã (que me emociona às vezes), descobri também a amabilidade dos indianos e a minha própria, redescobri a importância de ter raízes. Como a Índia, sou um poço de contrastes: sou contra religiões, mas tenho mais fé no MEU Deus que nunca; sou cidadã do mundo, mas mais sãojoanense que nunca; estive sozinha e fui muito amada à distância.

Meus poucos amigos aqui também tiveram um papel fundamental. Sem os jantares e cervejas no Pebble Street com o Patrick, sem os debates sobre política, religião, Ocidente x Oriente com o Monis, sem a ajuda do Obaid e sem as conversas com a Barbara, Delhi não teria sido a mesma. Tão feia e suja no início, tão admirada no final. Pois é, tudo muda.

Volto para casa feliz, completa e centrada no meu objetivo maior (e tão simples): ser feliz. Volto para casa também com uns quilinhos a menos, com a capacidade auditiva afetada, com umas rugas a mais e a 24 dias de tornar-me balzaquiana. Além disso, muitas histórias para contar.

Este é o penúltimo post na curta vida deste blog, que terminará com as fotos e os “causos” da minha festa de recepção em Barcelona, com meus bons amigos de sempre.

PS: Tenho uma mãe ciumenta. Então, não por obrigação, mas de coração, tenho que agradecê-la. Ela também me apoiou desde o início e se preocupou como sempre, como toda mãe, como boa amiga.

Um grande beijo a todos, Helena.

2 comentários:

Letícia Lira (lelira) disse...

Parabéns minha amiga por mais essa vitória na sua vida. Tenho muito orgulho de vc, da sua coragem e determinação. Um pena que não conseguiremos nos ver no Brasil. Vou ficar com muitas saudades... Te Amo! Let

Anônimo disse...

Nena querida,
infelizmente, fiquei mtos dias sem acessar seu blog (qta coisa temos que aprender ainda, não ?).
Imagino q jáesteja de volta a Barcelona.
Faltam poucos dias para nos encontrarmos em SJoão, todos juntos e mta bagunça.
bjs para vc e Rodrigo c/ mto carinho,
Tipão