segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Tanta coisa aconteceu...

Este pobre blog anda meio abandonado, eu sei, mas a vida aqui anda muito agitada e eu, super feliz por voltar a casa, mas triste por deixar esse país alucinado. Já sinto saudade e, para piorar, conheci um montão de gente bacana nas últimas semanas – o que só aumentará a minha saudade. Além disso, as novidades destes últimos dias foram o primeiro e divertido jantar que tive com Obaid Siddiqui, meu tutor aqui, e um terremoto. Isso mesmo, a terra tremeu em Delhi!

Claro que não foi nada espetacular ou devastador, mas eu fiquei com medo mesmo assim.
Aconteceu na madrugada de domingo para segunda, por volta das 4h. Estava dormindo e, de repente, acordo com a cama, as portas e os móveis tremendo e um barulho alto. Poderia comparar com quando passa um trem subterrâneo e os que estão em cima sentem (mas foi muito mais forte que isso). Fiquei com medo porque não sabia se era o primeiro tremor de uma série e também porque não confio nas construções capengas da Índia. Pelo visto, isso não é coisa normal aqui, porque meus 3 amigos me ligaram imediatamente para saber se estava tudo bem.

Sim, está tudo bem, muito bem. Tive um fim-de-semana tranqüilo e gostoso, estou feliz por ter vindo e estou feliz por voltar. Esta loira da foto é a Barbara, uma psicóloga tcheca que conheci e ficamos amigas nas últimas semanas. Ela está viajando pela Índia e Nepal estudando meditação e yoga e editando um livro de um guru que vive nas montanhas do Nepal. Coisa de louco! Nossas conversas são intermináveis e ela acha que somos velhas conhecidas de outras vidas. Não sei nada disso, só sei que é mais uma para a minha lista de coisas e pessoas das quais sentirei falta.

Foto feia e mal feita, mas a unica que tenho

Voltando ao jantar com Obaid, foi a primeira vez que nos encontramos fora da universidade desde minha primeira semana aqui. E os dois reconhecemos que foi uma pena ter esperado tanto tempo para sair e conversar. Contei para ele minha experiência aqui, meus avanços na tese, meu “descobrimento” do mundo islâmico (ele é muçulmano), dos poucos e ótimos amigos que fiz, da minha viagem com o Rodrigo. E ele me contou do trabalho dele na BBC e dos 10 anos em Londres (com lágrimas nos olhos algumas vezes), da mulher que é Sikk (a religião dos que usam o turbante, para simplificar as coisas) e da filha que estuda em uma escola católica! Volto para casa deixando todas as portas abertas aqui e com um amigo a mais. Confesso que no início a cara brava dele me assustou; ele quase nunca sorri e os alunos na faculdade têm mais medo dele que do diabo.

Fora isso, ontem (segunda), sofri à distância com o primeiro exame de homologação do diploma do Rodrigo em Barcelona. Das 8 matérias que ele tem que apresentar, o objetivo dele era aprovar pelo menos uma – e ele conseguiu (talvez mais que isso, vamos saber hoje)! Então, todo o sofrimento valeu a pena.

Hoje ainda tenho muito trabalho, mas espero estar livre para aproveitar um pouco Delhi na quinta e na sexta. Amanhã devo sair com meus amigos, que querem se despedir de mim. É engraçado isso. Eles preparando a despedida aqui e Rodrigo e as meninas preparando minha festa de chegada lá. É sempre bom se sentir querida...

3 comentários:

Marisa disse...

Hello, ya se acaba...... Falta muy poquito. Nosotros con muchas ganas de verte y que nos cuentes tu enriquecedora experiencia. Te he echado tanto de menos que por una parte me alegro que regreses YA.
Hasta muy pronto.

Javali disse...

Oi Helena Mp,

Saudades de vc!Obrigado por vc ter tido a generosidade de compartir com a gente sua viagem/experiência na Índia. Foi realmente muito gostosa a leitura do seu blog.

Como vc sabe sou fã do seu estilo jornalístico de escrever e relatar sua visão das coisas e da realidade.

Um grande beijo e boa aterrisagem na volta a Barcelona.

Maurom

Anônimo disse...

Seus amigos aí, seu marido e outros amigos em Barcelona, e sua família aqui....todos preparando sua volta e do Rodri.......
Um beijo carinhoso,
Mae