quinta-feira, 22 de novembro de 2007

“Paan”: toda uma instituição na Índia






Desde que cheguei, tem uma coisa aqui que me chamou a atenção desde o início. É o “paan”, essa mescla de espécies amargas e doces e envoltas numa folha comestível que os indianos sempre comem depois das refeições. É digestivo e também usado como refrescante bucal (o chiclete deles, para fazer uma comparação grotesca). As barraquinhas que vendem paan estão em qualquer esquina. Dizem que uma das substâncias (o betel) é ligeiramente narcótica e alguns “viciados” comem paan da mesma maneira como os fumantes não deixam o cigarro. O consumo por muitos anos deixa os dentes podres e, quando li isso, entendi porque muitos indianos têm os dentes negros, negros.

Em muitas barraquinhas, o paan é feito “em série”, ou seja, é só chegar, pagar e comer. Mas há lojas que vendem as espécies (as mais famosas são as de Benarés, onde tirei essas fotos) e o vendedor, pacientemente, me explicou e me ofereceu para provar cada uma delas. No final, ele fez um paan super especial para mim e foi difícil comer, porque você tem que colocar o “pacotinho” inteiro na boca, ficar mastigando durante séculos e estava muito grande e picante. Eles engolem tudo, porque o que dá nome ao refrescante é exatamente a folha de paan. Mas eu não consigo engolir não, mastigo, mastigo e depois jogo fora.

Em todos os restaurante, dos mais pé de chinelo aos mais elegantes, todas as refeições terminam com o paan, que eles colocam na mesa sem a folha e cada um se serve com a colher. O paan também é vendido em porções únicas, em saches e ficam pendurados como se fossem balas em todos os lugares do país. E, como balas também, há de várias marcas, cores e sabores. No entanto, há dois tipos básicos: o mitha (doce) e o saadha (com tabaco).

Ontem peguei pesado falando das mulheres e recebi alguns emails “tristes”. Então resolvi escrever sobre o paan, uma coisa indiana que eu gosto, que vou sentir falta e, exatamente nesta lojinha da foto, me diverti muito comprando paan com o simpático vendedor e sua filha.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que legal achar este post. Estou lendo o Tigre branco e o autor fala, todo o tempo, sobre o paan. Acordei e vim procurar mais algo a respeito. Abraços.

Anônimo disse...

Que legal achar este post. Estou lendo o Tigre branco e o autor fala, todo o tempo, sobre o paan. Acordei e vim procurar mais algo a respeito. Abraços.

Anônimo disse...

Que engraçado, eu também estou lendo o Tigre Branco e fui no Google justamente procurar mais sobre paan e, pra minha grata surpresa, caí no teu blog! Vou adorar saber mais sobre a tua aventura na Índia. Eu sou facinada por esse país, mas ainda não pude visitá-lo! Agora, virtualmente, vou matando a minha curiosidade!
:)

Fab disse...

Tem um episódio de Outsourced dedicado ao paan, sobre o vicio, não tinha idéia do que era... vim pesquisar e encontrei aqui.
Tks

Anônimo disse...

O paan está assoaciado à grande in-
cidência de câncer do tubo digestivo em indianos