terça-feira, 20 de novembro de 2007

O pior da Índia




Hoje eu vou falar da coisa que eu menos gosto aqui na Índia ou a única coisa que me deixa realmente indignada. Não são a sujeira nas ruas, a falta de respeito no trânsito, a poluição absurda, mas a maneira como as mulheres ainda são tratadas aqui. Estou longe de ser feminista (quero mesmo a desigualdade entre os sexos e que eles continuem mimando a gente!), mas ver as mulheres e meninas sendo tratadas como mercadorias pelos pais e depois como útero ambulante pelos maridos é revoltante.

Escrevo isso porque ontem li no The Times of India o caso de um pai que se casou com a filha de 15, com o consentimento da esposa e agora a garota está grávida! Vivendo em um vilarejo no norte do país, eles proibiram a garota de sair de casa para que os vizinhos não soubessem da gravidez. Mas foi inevitável, como toda mentira, e a notícia caiu como uma bomba no local. Tanto que a polícia teve que intervir para que os vizinhos não linchassem os pais. Também absurda é a maneira como ele convenceu a mulher a apoiá-lo: disse que tinha recebido uma mensagem do profeta Alá para casar-se com a mais velha das 3 filhas. Vou parar porque isso me dá náusea.

Com a globalização, os jovens estão tentando mudar isso e já se vê nas ruas garotas com roupas ocidentais, fumando, bebendo, trabalhando, mas ainda não muito poucas as que se atrevem, porque ficam “mal faladas” (êta coisa provinciana!). Aqui no meu bairro não é incomum ver essas meninas com burka apenas com os olhos descobertos. Minha companheira de apartamento, Lakshimi, é professora de História na universidade e me contou que um dia pediu a uma das alunas para ver seu rosto e a resposta foi: “não posso, professora, meu irmão está aí fora me vigiando e serei castigada se tiro a burka, mesmo sendo um pedido da senhora”. O sentido disso eu não sei.

A mesma Lakshimi, (esta sim feminista de carteirinha!) trabalha numa ONG que luta pelos direitos dos bebês do sexo feminino. Muitas nem chegam a nascer, porque os pais optam pelo aborto ao saber o sexo. E, segundo Lakshimi, as que nascem passam por situações tão absurdas como: comer o resto do que sobra das comidas dos irmãos (se não sobra, não comem); só os filhos vão à escola (a menina tem que ajudar nas tarefas domésticas); muitas jovens são trocadas por animais e casam-se antes dos 15 anos; trabalhar e estudar depois do casamento são coisas impensáveis, entre outras insanidades.

E não são apenas as indianas que sofrem não. Ser mulher e estar sozinha em Delhi é algo incômodo! Os homens te olham como se você fosse a última Coca-Cola no deserto, mesmo se você está com o corpo coberto. A pele branca aqui então é sucesso absoluto. A mulher pode ser muito feia, mas se for branquinha, não vai ter sossego. Se está com um ou mais homens num bar, táxi ou loja, por exemplo, os vendedores ou garçons simplesmente te ignoram, eles só se dirigem aos homens. Vida dura essa!

É uma sociedade extremamente machista e o pior é que, conversando com mulheres daqui, vejo que elas são resignadas e não têm esperanças de igualdade num futuro próximo. Melhor nem falar sobre as mulheres divorciadas e as lésbicas, que são simplesmente vistas e tratadas como lixo. Já os homens beijam-se, abraçam-se e andam de mãos dadas aqui, numa “adoração” mútua.

Bom, só para dizer que é muito bom ser mulher no Ocidente!!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Vem logo Coca cola!!saudades BB

Letícia Lira (lelira) disse...

LOVE YA!
MISS YOU!
WORKING VERY HARD!
MORE THAN EVER!
BUT VERY HAPPY TO!
XXX,
LET

Anônimo disse...

Imagino como a crença deve pesar nas decisões de vocês, e até me lembro da minha infância quando me contavam que pisar no rastro de um homem me faria engravidar, me lembro da angustia que sofria, é meio penoso ser rebelde para conquistar a liberdade mais vale a pena, nos mulheres não sabemos a força que temos, se nos rebelasse todas de uma só vez, seriamos donas do mundo, somos muito pacíficas.
Sabe quando ouço um homem dizer coisas como por exemplo que nos mulheres temos dificuldades de compreensão e não sabemos dominar, sabemos sim, só que somos covardes as vezes, mais talvez seja por esse motivo que sejamos maioria, por fazer os homens de escudos e o preço de ser nossos escudos e ficar dando ordens.
Não sei se são muito sábios ou verdadeiros idiotas

Unknown disse...

A verdade sobre a India devia ser mais divulgada, o que a globo mostra é uma India maravilhosa , cheia de alegria e beleza.

KATIELLE disse...

OI ADOREI SEU ARTIGO SOBRE A INDIA, ACREDITO NUM PAIS MELHOR PARA TODOS ....... CONTINUI FAZENDO
ESSES ARTIGOS QUEM SABE NAO PODE
MUDAR A VIDA DE ALGUEM

urso forty disse...

Bom ter publicado isso pois um rapaz indiano me encontrou no facebook parece ser de uma casta muito alta ele diz que está apaixonado e eu também o amo, mas agora não sei oque fazer você conta aqui eu não. fazia a menor idéia ,eu apenas pensei que ele fosse muito ciumento devido as perguntas que me fax e as críticas as minhas roupas ,ele exige sempre saber onde estou e com quem e sempre pra eu fotografar o lugar onde estou exigiu que eu excluice todos amigos do face ...eu achei que esse comportamento fosse apenas insegurança pela distancia que estamos, sou loira e bem branca de olhis azuis spu jovem e tenho um corpo bem feito e possuoseios e quadris largos bem bradileiro mesmo, meu coração tá doendo eestou com medo de perdelo se eu pedir pra viver no brasil se casarmos ele a família pelo que nas fotos seguem bem as tradições. assisto os vídeos dele em eventos familiares e fica claro que xserá. uma afronta nosso cadamento para a família. dele...

Anônimo disse...

Uma mulher que escreve "Estou longe de ser feminista (quero mesmo a desigualdade entre os sexos e que eles continuem mimando a gente!), " , não tem a menor moral para defender os direitos das mulheres.

Procure se informar sobre o feminismo. Vc é a favor de direitos iguais entre homens e mulheres? Vc é feminista. Vc concorda q mulheres devem ganhar o mesmo salário dos homens? Devem votar? Devem ter o direito de se divorciar? Deveriam nunca serem assediadas, importunadas e estupradas? Devem ter direito a Educação? Eu imagino q obviamente vc concorda com tudo. Então vc é feminista. Ser feminista NÃO quer dizer ser masculinizada, nem acreditar q mulheres são superiores a homens e nem recusar gentilezas e mimos. Por favor, se informe mais antes de falar bobagem!

Anônimo disse...

Você é mais uma mula retardada e machista. Cala a boca, sua retardada. Apaga essa merda de blog, sua porca xucra lesada.

Anônimo disse...

vc pode criticar o quer ela esta dizendo nas ela esta falando a verdade