domingo, 18 de novembro de 2007

Na reta final

Dhobi Ghat, Bombay


Dhobi Ghat

Saudades!


Trabalhando, trabalhando...

Comercio colorido em Darjeeling


Muito tempo que não apareço por aqui, eu sei. É que pode parecer que estou de férias pela Índia, mas a verdade é que trabalhei muito nas últimas duas semanas. Ralação mesmo! Agora estou de volta a Delhi e tudo me parece ainda mais estranho. Depois de conhecer um pouquinho mais da Índia, vejo a capital mais suja e caótica que antes. E vejo também o quanto eu gosto de estar aqui na minha “zona de conforto”. Espero que fique claro que todas as críticas que faço ao país não diminuem meu afeto pelo “Planeta Índia”.

Volto para Barcelona na semana que vem e isso tem despertado dois tipos de sentimentos antagônicos: estou ansiosa e super contente de voltar a CASA, ter minha vida de volta com Rodrigo, rever meus amigos, tomar uma cerveja com eles, conversar fiado, trabalhar na clínica, ir à universidade... mas também sei que poderia ficar aqui por muito mais tempo, há muito que conhecer e descobrir neste país que, segundo muitos dizem, será a “chave para o futuro da humanidade, porque sua população é a única no mundo capaz de entender a espiritualidade e de harmonizar as diferenças seguindo o conceito de unidade”.

Li isso num livro que comprei ontem sobre a Índia moderna escrito por um correspondente inglês do Financial Times que morou aqui por cinco anos. Não concordo com esse conceito de unidade não, porque falta muito (talvez todas as vidas e reencarnações) para que a igualdade e a não-violência pregadas por Gandhi sejam realidade aqui entre hinduístas e muçulmanos.
Apesar disso, quem consegue entender a Índia fica apaixonado, fascinado por esse país tão estranho e peculiar. Clichê total, mas é o que eu sinto, sem a pretensão de ter entendido a Índia.

Não poderia ter escolhido um país mais apropriado para fazer minha tese; não poderia ter escolhido cidade melhor para viver que Delhi (é pra rir! Outro dia uma psicóloga tcheca que conheci em Goa perguntou se eu estava com problemas familiares ou no casamento por ter vindo morar em Delhi. Segundo ela, os ocidentais que moram aqui só podem estar fugindo de algo – ou sendo muito bem pagos! hehehehehe); não poderia ter melhores experiências de vida das que tive.

No entanto, não pirei (era o medo da minha mãe), os problemas sociais mexeram muito mais comigo que a famosa espiritualidade indiana, não li Osho, não meditei, nao me vesti com saree e tentei sempre enxergar o que há por detrás dos problemas. Mesmo com todos os livros publicados sobre a Índia, duvido que um ocidental possa entendê-la sem passar um tempo por aqui. Uma coisa que me deixou maluca, por exemplo, foi a impontualidade dos indianos; eles simplesmente não conseguem cumprir horários. E eu, pontual a ponto de ser chata, quase infartava esperando por todo mundo aqui. Numa das entrevistas que fiz, tive que esperar por duas horas...

Estou escrevendo uma lista das coisas que fiz aqui na Índia que foram novidade na minha vida. Publicarei na semana que vem. Hoje é segunda e tenho que ir à universidade, conversar com meu tutor, organizar meus últimos dias de trabalho e aproveitar cada minuto. As fotos que coloco hoje são dos meus dias viajando: coisas bonitas que vi, saudades que tenho, lugares diferentes, como o “Dhobi Ghat”, esse local de lavar roupa coletivo, em Bombay, onde cinco mil homens vão diariamente lavar os milhares de quilômetros de roupa que chegam de todos os lados da cidade. O lugar é impressionante pelas cores e pelos golpes que eles dão nas roupas e lençóis.

Uma ótima semana a todos vocês.

5 comentários:

Anônimo disse...

" SAUDADE" Isso mesmo es lo que tenemos aqui por ti!!!! asi que si, se me a hecho larga tu vuelta; Estas dos ultimas semanas seran mucho peor; por que ya cuentos los dias, horas, minutos, segundos milesimasy microsegundos para que regreses que son:
dias:13d
horas:312h
minutos:18720min
segundos:1123200sug
milesimas: ya la calculadora , no me da semejante cantidad .
si que APURATE COÑO....

Unknown disse...

Amiga, como disse o rodri estamos contando os dias para a sua chegada em Barcelona esses meses passaram "devagar" e eu ja ñ aguento mais... cada coisa que me acontece falta vc, entende!? rs temos mto pra falar e eu como sempre guerrera, ñ vou te abandonar, tá!? TE AMO mto....
bjus

Anônimo disse...

Oi lindona que saudades espero que passe rapido!! bjs BB

Anônimo disse...

nao conhço a india , mas sei q jamais qreria ir la. homens lacando roupa , miheres comedo resto de boia , crianças vendidas para estranhos , cidade suja , transiro caotico, tomar banho em rio e depois se enxugar c/toalha isso e o fim de minhas pretençoes de conhecer esse caos. fuiiiiiiiiiiiiiiiiii...........

Anônimo disse...

nao conhço a india , mas sei q jamais qreria ir la. homens lacando roupa , miheres comedo resto de boia , crianças vendidas para estranhos , cidade suja , transiro caotico, tomar banho em rio e depois se enxugar c/toalha isso e o fim de minhas pretençoes de conhecer esse caos. fuiiiiiiiiiiiiiiiiii...........