segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Darjeeling!!!


Vista das montanhas


Nosso quarto é antigo e tem estufa!

Toy Train

É tanto frio que sai fumacinha da boca.

Vou escrever mais sobre Darjeeling depois, mas as fotos falam por elas mesmas! Estamos a 2.134 metros de altura e é um dos lugares mais lindos e aconchegantes que já estive. Aqui está a Índia que agradaria o Pedro. Um lugar romântico, tranqüilo, relativamente limpo e com um frio ideal para tomar um vinhozinho! É a terra do chá mais famoso do mundo e aqui há expertos em chás que os avaliam como os sommeliers fazem com os vinhos. Muitos são caríssimos, dependendo da plantação e da forma de colheita.

É uma cidadezinha com 200 mil habitantes (nada para os parâmetros indianos), mas "infelizmente" está sendo "tomada" por turistas ocidentais. Fica no meio de montanhas, com casinhas pequeninhas, monastérios budistas e um agitado comércio local. Estamos na fronteira entre Nepal, China, Butão e Índia, perto da Cordilheira do Himalaia, daí tanto frio. Na verdade, sinto-me fora da Índia, até a população apresenta outro fenótipo: têm a pele mais clara, são mais altos que os indianos e têm os olhos puxados dos chineses.

A maior parte dos comerciantes é do Nepal, que veio para cá fugindo da pobreza do outro lado da fronteira. Também há lojas de artigos tibetanos que deixam qualquer ocidental maluco. Finalmente Rodrigo está curtindo a Índia e eu encontrei um lugar onde não há buzinas! Linda, nota 10 para a cidade e a paz que emana!

Ficarei mais alguns dias offline porque amanhã de manhã vamos para o Nepal fazer uma caminhada de 22 km para (11 ida e 11 de volta) para visitar um monastério budista. Vamos dormir por lá também, num hotel no meio da montanha e caminhar mais um pouquinho. (Mãe, você não errou de blog não, sou eu mesma! É muita aventura, nem eu entendo o porquê! hehehehe). Claro que um guia vai estar o tempo todo com a gente!

O trenzinho aí da foto é conhecido como "Toy Train" (Trem de brinquedo) e demora entre 8 e 9 horas para percorrer os 88 km que separam Darjeeling da estação de trem de New Jalpaiguri, onde chegamos. É um trem a vapor, parece super frágil e o trilho é o mais empinado e com curvas do mundo. Também é considerado Patrimônio da Humanidade. Muitas vezes, vão dois homens na frente do trem jogando cal no trilho para evitar que deslize. Acho que vamos fazer um pequeno percurso de 30 minutos esta tarde, 8 horas é muito pra mim!

Na sexta voltamos pra Delhi e escrevo mais, porque morro de saudade.

3 comentários:

Renata Almeida disse...

Oi Helena!
Adorooooooooooooo as fotos!
Beijos!!!!

Marisa disse...

Asi que para el Nepal, que envidia. Pensar un poquito en mi. Es uno de los viajes que tengo pendientes.
Seguir disfrutando pareja. Me uno a Renata, me encantan vuestras fotos. Miles de Besos!!!!!

Anônimo disse...

Nena querida,
aproveite bastante estes dias com o maridão.
hj consegui ver as not depois de
algumas semanas sem acessar o blog.
Não se esqueça do que falei...pense na Africa...Angola...
sua mãe vai me matar (hehehe!!)
bjs, saudades
Tipão