segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Eid e o festival de dança…







Hoje (terça) finalmente a universidade volta a abrir e eu posso ter minha vida “normal” de volta. No último sábado acabou o Ramadan e domingo foi o Eid, que eles me explicaram como o Natal dos muçulmanos. Com certeza a comparação é falha, mas o Google e Wikipédia estão aí pra quem quiser saber mais. No domingo, as ruas de Jamia estavam lotadas, todos os homens vestindo túnicas longas e brancas, muita gente vendendo doce e balões em toda esquina, crianças por todas as partes, enfim, um ambiente festivo e alegre depois de um mês de privações em nome de Alá. Queria ter tirado fotos porque as ruas estavam realmente empolgantes, mas esqueci a câmera em casa.

Como são dois dias de Eid, ontem a universidade também estava fechada e aproveitei para ficar em casa estudando. De tarde, conheci um lugar lindo aqui em Delhi, o Purana Qila, uma espécie de teatro ao ar livre com construções realmente antigas e cercadas de verde. É um dos lugares turísticos mais visitados da capital e fomos lá porque ontem era o último dia do “Ananya Dance Festival”, que acontece uma vez por ano. Além do lugar lindo, o espetáculo foi interessante: dança e música Khatak, uma tradição do norte do país.

Estávamos eu, Patrick, Olga e Ajay (não sei se é assim que escreve), um casal muito bacana e multicultural amigo do Patrick. Ela nasceu nos EUA mas tem descendência japonesa e iraniana. Já ele é canadense filho de indianos. Ambos são antropólogos e estão em Delhi fazendo o trabalho de campo para o PhD que cursam em Yale University. Um casal super bacana, que já morou em vários lugares do globo e cheio de histórias pra contar.

Depois do espetáculo, fomos a um restaurante italiano em Defence Colony chamado Flavours. A comida é muito boa, nada de curry! Não me senti na Itália porque os pratos não eram fartos, mas me senti em um restaurante europeu qualquer. Comi frango recheado de queijo com vegetais. Mais legal que a comida, foi a companhia. Voltei pra casa feliz da vida por ter conhecido pessoas da minha idade tão bacanas...

Hoje tenho um milhão de coisas pra fazer depois de tantos dias sem Internet e com a universidade fechada. Entrevistas, visitas a redações, leitura, etc. Tenho que correr e aproveitar meus dias antes da chegada do Rodrigo na sexta da semana que vem (dia 27). Quero deixar tudo pronto para poder curtir uns dias de turista sem culpa.

2 comentários:

Marina de Melo Lopes disse...

helena! comecei a ler seu blog ontem e tô adorando! tá de parabéns! tô morrendo de saudade de você, cunhadinha! ler o seu blog tá sendo uma ótima forma (apesar de a mais eficaz ser encontrar pessoalmente) de matar a saudade! demorei a dar notícias por aqui, porque só fiquei sabendo da existência desse seu blog sexta feira! culpa daquele seu irmão... :)
nena, tenho um colega de sala q morou um ano aí na índia. eu dei o endereço do seu blog pra ele, acredito q ele tenha uns conselhos bem legais pra dar.
ah! seu email é helenafurtado@gmail.com ou helenalfurtado@gmail.com? queria mandar um recadinho por emal, mas não lembrava qual era...
beijo grande!!!

nando lima disse...

Helena,estou adorando acompanhar sua aventura na India,é novidade todo dia, e isso para nós, que não conhecemos o local,é muito bom.Helena,a sua ausencia foi percebida na festa das gazolinas,que diga-se de passagem foi maravilhosa,eu particularmente gostei muito.Sussesso pra vc,e um beijaõ.Ah!diz pro Rodrigo que etamos com saudades.