quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Um fim-de-semana fora de Delhi

Esta noite vou viajar. Será minha primeira viagem aqui na Índia e a primeira sozinha em muitos anos – sem contar minha vinda pra cá. Vou a Benarés, um dos lugares mais sagrados da Índia e um dos mais místicos do planeta. É lá onde os peregrinos hinduístas vão para lavar seus pecados no Rio Ganges. E também é considerado um lugar sagrado para morrer. Há cerimônias de cremação nos “Ghats” na beira do rio, que dizem que é bastante impressionante para quem nunca viu um corpo arder em chamas, como eu.

Infelizmente, o Ganges é mais poluído que o Tietê e não molhar nem o pé é o que todos recomendam, pela quantidade (literal) de merda que há na água... Há várias ONGs tratando de despoluir o rio sagrado dos indianos, mas o trabalho levará anos e consumirá milhões de dólares. Assim que não lavarei meus pecados no Ganges por puro excesso de coliformes fecais!

Saio de Delhi esta noite às 20h30 e serão 12 horas de viagem. O trem não é como este aí da foto não, paguei um bilhete na "primeira classe" C, que dizem que é confortável e eu vou dividir a cabine com “apenas” 3 pessoas mais! hehehe Tirei essa foto na estação de Old Delhi porque aqui é impressionante como todos os meios de transportes, todos os lugares públicos estão lotados de gente! Tem gente nas janelas e portas dos trens e ônibus; tem Oto que leva 7 pessoas ou mais; tem fila pra tudo; tem sempre alguém te esbarrando... é muito indiano, meu Deus! Planejamento familiar urgente neste país!



Escolhi Benarés porque quero ver essa “espiritualidade” dos hinduístas e ver os templos tão famosos e inexistentes aqui em Jamia. Quero sair do meu reduto muçulmano e também ver como é o interior da Índia. Dizem que quando você vai para o interior e logo volta a Delhi, passa a achar a capital tão moderna quanto Nova York. Não sei ainda, mas conto tudo na terça-feira, quando estarei de volta (serão 3 dias sem atualizar o blog, ok?). E prometo muitas fotos. Dizem também que é um dos lugares mais espetaculares para fotografias, pelas cores, rituais, roupas, etc.

Mudando de assunto, esta quinta-feira foi um dia muito especial aqui. Tive uma conversa longa com meu coordenador daqui que me deixou mais que envaidecida. Mais que nunca, acredito piamente que fiz a escolha certa ao vir pra Índia... Além da experiência de vida inesquecível, estou começando a gostar muito da vida acadêmica e de passar meus dias lendo e escrevendo.

Um bom fim-de-semana para vocês e até terça!

PS: Minha mãe e meu irmão Pedro são ótimos RP deste blog. Estou adorando as novas visitas de gente que não vejo ou falo há um tempão, como minha tia Nazareth, minha cunhada Marina e o Zum!

4 comentários:

Baby Bond disse...

Poxa que legal sempre que penso na India vem a imagem desse Rio em minha cabeça e dos templos que tem por ali, acho que vai te impresionar!! Acho legal vc ir por partes. Socia o ebano esta dando certo todos que foram voltam, tem gente que ja comeu la dois dias só essa semana! Olha particurlamente essa carta que fiz deixa muito a deseja por que tb tem que ter o aval do dono e ele é mao-de-vaca ( parece mineiro uai)E quem me conhece sabe que esses pratos sao fraquinhos mas de principio ta dandop resultando e alem disso todos os pratos voltam vazio!! Hambrientooossss!! HJ e amanha tenho muuuuuito trab, varias mesas reservadas e aniversarios tenho certeza que ate segundo meu ajudante se manda tadinho( ele me disse ontem que nao vai aguentar E QUE se EU PUDESSE AJUDAR ELE A ENCONTRAR OUTRO TRAB)Fico com pena por que alem de me ajudar o povo faz ele de escravo e eu nao suporto isso, só que nao posso fazer nada agora por que quando cheguei ele ja estava la fazendo de tonto!! O dono aproveita por que o pobre nao tem papeis. Comigo o negocio é bem mais embaixo falo com ele uma vez e ele treme!! Quando fico nervosa ele vem igual modoso tentar me agradar!!kkkkk bem tenho que ir vou sentir falta dessa blogsta. Muito cuidado dorme com os olhos aberto e coloca cadeado na mochila leva dineiro no sapato dentro da meia fedorenta de chele!! Vai com Deus socia que essa aventura seja super mega hiper me dá friozinho na barriguinha só de pensar!!
PS: Eu ja conheço toda a cidade por que fui ver a vida de buda no Imax (em 3D hahahahah)BB

Anônimo disse...

Neguinha, fiquei dias sem entrar e agora tem um montao de novidades, que bacana! Quero falar com vc por tel, pq internet vc já me conhece quase ñ vejo... no mais é isso o rodri ta super ansioso aqui tbm, rs... e eu tenho que escutar, ele sempre me liga sabe e quer sempre bater um papo mas no meio do trabalho ñ dá. ele fica doidinho comigo....kkkkk Agora falando de vc, BOA VIAGEM! E vc com Deus... Bjus!!! Aproveita pra fazer umas oracoes por nos tbm tá!?

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Letícia Lira (lelira) disse...

Desculpe o sumiço... virei trabalhando três dias da semana passada. Em compensação, meu finde foi o bicho! Te conto por email. Love ya! Let