quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Turismo noturno









Ontem (quarta), foi um dia meio complicado aqui. Tive que repensar o meu objeto de estudo em função da quantidade de notícias relacionadas com globalização que encontrei nos jornais daqui. Seria impossível comparar mais de 1.200 notícias. O problema, no entanto, não era mudar, e sim convencer o meu tutor em Barcelona de que essas mudanças são necessárias. Deu tudo certo no final, como sempre, e estou um pouco menos tensa com a tesina.

A rotina aqui me alcançou em cheio. Vou à universidade de manhã, passo a tarde em casa lendo e escrevendo e de noite vejo um filme indiano. Comprei 3 DVDs e vi dois. Um é uma grande porcaria, com atores ridículos, música ruim e roteiro inacreditável (chama-se “AAP kaa SURROR – The real Luv story”). Uma pretensa história de amor passada na Alemanha sobre um cantor indiano de rock. No, no, no.

O outro eu adorei (“The namesake”) e é sobre a crise cultural que sofrem as pessoas que emigram. Neste caso, foi de uma família indiana que se muda para os EUA. Os pais passam toda a vida lá e não se acostumam com o “American way of live” e os filhos, que nasceram e foram criados lá, têm dificuldades para entender as tradições do país de origem dos antepassados. O terceiro (“Metro”) ainda não vi.

Mas ontem eu não vi filme nenhum, porque uma boa alma me tirou de casa à noite (não posso – devo – sair sozinha, lembram?). Fui jantar com um casal indiano que conheci na faculdade num restaurante chinês em Connaught Place (CP). Como estávamos de carro, eles aproveitaram para me mostrar um pouco da cidade à noite. O lugar mais visitado é o India’s Gate, um arco comemorativo de 42 metros de altura, que contém os nomes de cerca de 90.000 soldados do exército indiano falecidos durante a Segunda Guerra Mundial, em campanhas para defender as fronteiras do país na mesma época e na guerra anglo-afgana de 1919.

As fotos não ficaram muito boas, mas decidi postar porque o lugar é bem bonito e fica no meio de uma ampla avenida (Rajpath – “Avenida do Rei”) que me fez lembrar a Champs Elyseés em Paris. hehehehe Paris e Delhi, nada mais antagônico! O jantar foi maneiro e a noite acabou com um pneu furado. Tentei tirar fotos dos dois (Monis e Jamila), mas é tarefa quase impossível e eu prefiro não insistir. Sei lá o que se passa na cabeça deles no mês do Ramadan! Além de não comer ou beber água durante o dia, eles não podem tomar álcool (em teoria, não deveriam beber nunca, mas eles bebem sim!) e também um mês sem sexo. Com tantas privações, pode-se entender perfeitamente porque eles são conhecidos por sua irritação durante este período.

Mudando de assunto, não sei o que está acontecendo com os comentários aqui no blog. Minha mãe me ligou e falou que um montão de amigos dela escreve dizendo que deixou mensagens aqui e eu não vejo nada. Vou ver se tem alguma “restrição” minha a comentários, mas acho que não. Qualquer coisa, usem o email helenafurtado@hotmail.com, ok? Ou comprovem se o comentário foi realmente postado (sempre aparece na coluna da esquerda). Pelo menos 3 pessoas (Catito, Vera Schincariol e Bia Guimaraes) disseram que escreveram aqui. So pra avisar que eu nao recebi nada, por isso nao respondi! Beijos.

Um comentário:

Marisa disse...

Hola you!!!!
Como bien dice JR esto de internet ... no funciona. No será que si no te das de alta como usuario google/blogger los mensajes no se cargan. Tal vez sea esto.
Tu blog es como leer la prensa diaria.... de la India claro está.
Ya faltan menos dias para la llegada de tu cari aqui, así que fuerza, paciencia y energia (positiva eso si) para afrontar los momentos durillos que tengas.
Por cierto, ya estoy aprendiendo portugués de tanto leer. Casi lo entiendo todo....
Besos, abrazos, cariñitos, etc.