quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Volta a Delhi e à vida “normal”




Fotos das ruas de Benarés

Depois de passar o dia perambulando pelos mercados de Benarés atrás de presentes para minhas amigas e para o Mateus, decidi ir cedo para a estação de trem porque a cidade está lotada por causa do festival. Meu trem saía às 20h e eu cheguei à estação às 18h30. Pra não escrever muito, vou contar só o resumo da ópera: o trem atrasou e saiu às 2h da manhã! Fiquei todo este tempo naquela estação suja, lotada, com vacas e bezerros circulando entre a gente, com banheiros impossíveis de usar e comidas pingando óleo impossíveis de comer.

Finalmente dentro do trem, deitei e dormi sem choro de bebê do meu lado. Acordei às 9h e cheguei em Delhi às 18h - já estava escuro! Perdi um dia nessa viagem de trem... Cheguei em Old Delhi cansada, morta, com fome (era um trem especial para a volta do festival e não tinha cozinha), imunda. Como estava em Old Delhi, aproveitei para ir comer num dos restaurantes mais tradicionais da cidade chamado Karims, ao lado da maior mesquita da capital, um reduto de muçulmanos. O restaurante sai em todos os guias e sua comida foi eleita uma das melhores de toda Ásia pela Times Magazine. Matei a fome com tandoori roti (o pão mais gostoso que comi aqui!), frango com iogurte e kebab. Comi pra cacete e paguei 200 rúpias (menos de 4 euros). Voltei pra casa de Oto cansada, mas feliz por ter ido lá.

Nem acreditei quando cheguei em casa, tomei um banho, coloquei um pijama limpo e deitei na minha cama. Me senti realmente em casa, apesar de estar tão longe de Barcelona... Aqui continua tudo igual, a mesma rotina de estudos, leitura, faculdade. A única novidade esta semana é o frio gostoso na barriga ao pensar que o Rodrigo chega aqui neste sábado, depois de um mês e meio “separados”. Oba! Acho que ele vai gostar da Índia, como todo turista que passa apenas 15 dias nesse caos.



As fotos aí de cima são de uma clínica dental em Benarés. Fiquei impressionada com a sujeira e a informalidade do lugar. Não tem porta e dá direto na rua empoeirada, por onde passam vacas, búfalos, galinhas o tempo inteiro. Além disso, a cadeira do dentista é mais velha que Matusalém. Tenho pena do pobre coitado que tiver uma dor de dente nesta cidade. Não sei como é uma clínica dental em Delhi, mas imagino que deva ser bem mais “ocidentalizada” e limpa.

PS: Hoje é sexta-feira e estou morrendo de saudade das minhas amigas.
Mauro, é sempre um prazer ter voce aqui. No tinha lido seu comentário do dia 8 não. Muita saudade também. Vou buscar o velhinho!

3 comentários:

Marisa disse...

Hola corazon: Lo de la clinica dental no tiene desperdicio. Viva la higiene.... Por cierto las fotos del Ganges UNA MARAVILLA, lástima que este un "poquito" sucio. Una cierta envidia me das.... !Por fin! Ya llega el esperado dia del reencuentro. Disfrutar al máximo estos dias que estareis juntos en un pais tan tan peculiar. Besazos

Anônimo disse...

Oi socia!! passei para te mandar um beijao. BB

plfurtado disse...

Helena, quem foi o idiota que escreveu isso pra vc?? Ahahahahah!! Claro que fui eu! E ainda admito: continuo sem a menor vontade de conhecer a Índia. Veja o dentista em Benarés!!! Acho que, se rodarmos o Brasil inteiro não encontraremos nada, nem umzim, necas de lugar parecido com aquilo.

Saudades, minha irmã!