segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Madrinha coruja e mudança de atitude


Sei que o blog é exclusivamente sobre minha experiência na Índia, mas não tem como deixar passar esta foto que recebi ontem. Meu sobrinho Mateus como eu sempre pensei que ele seria: uma miniatura do Vítor! Verdade que ele está muito sério na foto e que o pai não é assim, mas logo, logo ele vai entender que a vida é divertida!

Ontem (segunda) foi um dia bastante produtivo para meus estudos. Terminei de separar por mês as notícias do The Times of Delhi e consegui encontrar um sistema de busca online para classificar as notícias do Indian Express. Vai ficar me faltando “apenas” ir à redação do The Hindu, o que não é tarefa fácil, porque as pessoas (na maioria jornalistas que entrei em contato para a tese) não me respondem os emails!

Além disso, ontem fui apresentada a vários mexicanos que estão aqui para conhecer a universidade e estavam visitando o departamento de Mass Communication. Eles estavam sendo “ciceroneados” pela diretora do Centre for European and Latin American Studies, uma indiana que fala o espanhol perfeitamente e que ficou genuinamente feliz ao me conhecer e me convidou para visitar o centro. Foi bacana conversar com alguém em castellano aqui. O único “problema” é que ela acha que sou espanhola, porque o Obaid sempre me apresenta como espanhola e não como boa brasileira que sou. Mas já mandei um email esclarecendo a coisa! Também ontem terminei mais um livro – Orientalismo – e olha que esse me custou!

O resto do dia foi para pensar numa conversa que tive com Patrick e Monis sobre a melhor maneira de fazer uma investigação em campo, como a que estou fazendo agora. Minha postura sempre foi a de deixar claro que sou uma “outsider”, uma estrangeira que está observando como as coisas funcionam aqui. Faço isso porque acho que é mais honesto e esclarecedor quando você não tenta se passar por um deles. No entanto, eles discordam de mim e acham que eu deveria tentar entrar no “clima” para não ser considerada tão “diferente” e ter mais liberdade para conversar com as pessoas ou tirar fotos.

Eles me enchem o saco porque vou de óculos escuros, camisa de manga curta e calça jeans para uma universidade muçulmana onde a imensa maioria das garotas cobre o corpo inteiro e a cara. Então quer dizer que a “culpa” por eu me sentir tão diferente e de ser tão olhada no meio da rua é só minha... Fiz um teste ontem e a verdade é que me senti muito melhor: me vesti com uma bata que comprei aqui e uma calça jeans; fiz um rabo de cavalo e fui com óculos de grau!

Eles falaram que eu continuo com cara de estrangeira porque sou muito branca aqui (na Europa eu sou quase negra) e meu cabelo é muito fino (jura?). Mas eu me senti uma indiana nerd indo pra universidade. O melhor de tudo é que quase ninguém ficou me olhando como uma aberração, como uma “ameaça”. Acho que eles tinham razão: eu nunca serei como eles, mas posso diminuir a barreira “estética” entre a gente se isso faz com que eles se sintam mais confortáveis.

Claro que não vou me vestir com sarees ou burkas e continuarei fiel à calça jeans, mas nesta sexta vou sair pra comprar umas batas indianas...

PS Nostalgia: EU AMO MEUS IRMAOS!!!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

O cara é serio muuuito serio!! E olha que ele ainda nao descobriu que a metade é de S.J.P e a outra é de Belem!! kkkkkkkkkkkkk desculpinha,Mas ele é lindo. Quanto a sair travestida de indiana vc ja tinha dito que iria sair nao sei por que mudou de ideia, vc nao se lembra que eu disse que ia me vestir. Fiz isso em Tunez e ate arrumei namorado kkkkkk. Ai sociaaa pensei muito no assunto de ontem e tb vou aderir. Quero mais fotos de comida e sua, de tudo deixa de ser tacaña!!Ate parece que tem comprar filme. beijao saudades

Anônimo disse...

Oi Helena amei o blog!!Nossa mto legal sua experiência na Índia!!Amei demais tb o Mateus que mal nasceu e já me deixou apaixonada!Ele é um expetáculo!Ainda não conhecia ele por foto!!Tudo de bom aí, sucessos!!bjss Roberta Schincariol/São João Nepomuceno

Anônimo disse...

Oii!

acabei de me atualizar! Muito fofo esse neném! Coloca uma foto da indiana nerd indo pra faculdade...rs
Amanha estarei indo conhecer SP ;)
Viajar é tao bom!!

Beijao, saudades!

Helena disse...

Meninas, vou postar fotos minhas amanha. Esta noite vou jantar com o Patrick e tirar fotos de comida pra vc, Baby! Legal vc aqui, Roberta. Beijao.

Javali disse...

Oi, Helena minha pequena:
Como vc sabe eu adoro seu estilo facil e objetivo de escrever. Tem sido um prazer ler suas experiencias hindu/mulcumanas.Infelizmente nao tenho tido muito tempo, mas sempre que posso estou ligado no blog. Agora mesmo estou no aeroporto de Buenos Aires esperando minha conexao para voltar para casa. Estive esta semana em Assuncao. Nao sei se vc vai ter tempo ou vai passar perto nas suas andancas com o Rodrigo.Mas exite um guru que conheco ha muitos anos que mora em Putaparti. Se chama Saih Baba (sem sacanagem)e ja esta velhinho, mas dizem que eh uma experiencia incrivel conhece-lo. Ademais te aproxima do hinduismo jah que vc estah super mulcumana. Qq dia aparece uma foto sua de burca... Jah pensou ( embora a gente nao vai saber que eh vc).

Mil beijos,

Maurom

Unknown disse...

Neníssima...achei muito legal!!! Matei um pouco a saudade que sinto sempre de vc... bjs!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.