quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Balanço da primeira semana e algumas curiosidades


Uma semana depois e parece que estou em outro país, pelo menos é assim que me sinto na minha nova “casa”. Depois da sujeira, da precariedade e do Mickey e da Minnie (como diz a Baby) dos primeiros dias, agora estou “me achando” neste novo quarto. Aqui estão algumas fotos pra vocês verem. Tenho uma cama de casal, ar condicionado, banheiro e um armário arrumado! Além disso, a casa tem cozinha e tenho mais opções na minha “Jihad” pessoal contra o curry! Coloco também uma foto minha no quarto, porque pediram para ver a minha cara (né, Rodri?)!
Não foi só a casa que melhorou não. Meu astral está bem melhor e não penso em ir para o aeroporto a cada 3 minutos. Talvez uma vez a cada 3 dias, o que é um progresso incalculável! Estou conhecendo pessoas, ontem fui ao cinema (vi “Death of a president”, um documentário americano sobre o assassinato de George W. Bush que “aconteceu” no dia 18 de outubro de 2007! Bastante real para um fato não-verídico. Espero que não seja uma premonição – e isso não significa nenhuma simpatia por ele da minha parte), meu celular já toca e até já escuto música sem chorar!
Também meus estudos vão engrenando, achei livros impossíveis de se encontrar na Espanha ou no Brasil e meu tesão pelo tema que escolhi só vai aumentando. Amanhã vou contar um pouco mais da minha tese. Assim que, uma semana depois da fatídica chegada, estou bem e feliz!

Tenho algumas curiosidades para dividir com vocês:


1) Esta foto ajuda a entender porque a Índia é tão suja. Aqui não existe vassoura, mas esse pedaço de pau que, simplesmente, não varre nada, apenas espalha a poeira (que não é pouca) e tira o grosso, porque aqui eles jogam tudo no chão, de guimba de cigarro a copo, prato, o que for. Até a minha casa é limpa com esse troço. E quando eles querem limpar de verdade, jogam água em tudo, aqui tem ralo por todas as partes – coisa inexistente na Europa! Que saudade da piaçava!

2) Minha comunicação com os indianos é bem engraçada. Refiro-me às pessoas “normais”, não ao ambiente universitário, em que todos falam inglês (não um inglês-inglês, mas um inglês-indiano, que vou chamar, a partir de agora, de “inglesiano”. Custa um pouco entendê-lo, o sotaque é fortíssimo e, por telefone então, nem pensar!). Mas voltando às pessoas normais, é o seguinte: a gente simplesmente não se entende! Eu falo em inglês e eles me respondem em hindu. Aí eu vou ficando ansiosa e falo em português ou castellano e eles me respondem em hindu. No final, a gente acaba morrendo de rir, porque é impossível mesmo! Tanto faz se eu falo inglês ou Pompeu e Godê (esta só os sãojoanenses entenderão!).

3) Uma coisa complicadíssima aqui é ir ao banheiro quando se está na rua. Quando tenho vontade de fazer xixi e não estou em casa, só penso: Fodeu! Quase prefiro fazer nas calças. Os banheiros são sujos, imundos, sem água ou papel, fora o cheiro de curry (de novo, Pri!).

4) Falando de coisas difíceis, não posso deixar de mencionar a água potável. Claro que só bebo água mineral, até mesmo a maioria dos indianos. Mas nego aqui dá nó em pingo d’água e já comprei um montão de garrafinhas alteradas, reaproveitadas mesmo. Elas parecem lacradas, mas não estão. Por isso, todas trazem no rótulo: “Crush the bottle after use”, hábito que adotei fielmente.

5) Além da bicicleta, que já mostrei, agora tenho um novo e mais “moderno” meio de transporte para longas distâncias. É o autorickshaw, conhecido apenas (e carinhosamente!) como “Oto”.


Ontem peguei meu primeiro oto, com os brasileiros Edson e Ivana, para ir ao cinema. Segundo o povo daqui, é o mais barato e seguro (que????) meio de transporte em Delhi. Como tudo aqui, cada corrida tem que ser exaustivamente negociada com o motorista (eufemismo para “bate-boca”). Antes de subir em um, eu achava que não caberíamos os 3, mas eles me falaram que vão até 11 pessoas nesse carrinho de Playmobil! Fala sério!!!

Recados: Let, vc ligou certo sim, mas tinha com o telefone apagado porque estava num debate sobre globalizacao e desenvolvimento, vi as ligacoes depois... Liga de novo, porfa!!!!
Baby, manda as fotos sim! E nada de levar meu marido pra gandaia, hein? :)

5 comentários:

Anônimo disse...

Caraca!! Adorei o "oto"...muito fofo, mas 11 pessoas...aaa...nao brinca né Helena! Vai ter que postar uma foto! hehe

Esse último quarto tá super apresentável e sua carinha bem melhor, realmente! Aaaaaiiiii, que bom! Nao posso evitar dar risada, toda vez que você fala no curry...hahahaha...me divirto por aqui!

To super curiosa pra saber mais sobre sua tese :)

Beijaograndaozao

Renata Almeida disse...

Oi Helena!
Entrei hoje pela segunda vez no blog e só conseguir vir comentar depois que li todos os posts - que são quase livros! - mas, super! Adorei. Sabia que era um mundo totalmente diferente mas, só vivendo para entender né?
Agora virei leitora assidua e sempre que puder além de ler, deixarei comentários!
Please, tb quero ver a foto de Oto com 11 pessoas dentro! hehehe
Um beijo e + sorte!

Anônimo disse...

Oi lindona saudades... meu ajudante de cozinha � nepali dai posso entender o que vc sente quando tenta se comunicar com "as pessoas normais" afinal nao levei seu marido pra gandaia pois as gatinha que iriam desmarcaram

Anônimo disse...

Ja escrevi 20 vezes é apaga P... net dos cojones (desculpe)Bem quanto ao quarto esta bem agora vc só come curry se quiser.Vc esta pagando a lingua, de tanto falar do pingo foi encontrar com os parentes dele ai!!E cuidado com a agua dai que nao dá solitaria nao, dá monstro do lago ness na barriga. Gostei da foto garota kolinos. E quanto a boca fechada nao entra mosquito, vc esta levando isso ao pé da letra ne socinha!! Estou gostando de ver, essa viajem vai marca a diferença. Beijos BB

Letícia Lira (lelira) disse...

Oi Amore,
O último recado foi escrito na madruga, alegrinha como eu gosto... hehehehe. Sobriamente falando, tentei te ligar tanto, mas tanto... o mais hilário é a musiquinha indiana de espera que fica tocando. Não sabia se estava fazendo certo ou errado, mas pelo menos a música indicava que eu estava no país certo! hehehe Tava voltando da night em Sampa e pensei, "que saudade da minha amiga super corajosa fuckin power globalizada! Ela deve estar acordada agora, oba!" Me diz uma coisa: qual o horário daqui que te encontramos disponível aí? Love Ya! Bjs, Let