terça-feira, 25 de setembro de 2007

Visita aos jornais e minha tentativa de aprender hindu




Ontem (terça) eu fui às redações de dois dos maiores jornais da Índia: The Times of India e Indian Express. Fui lá em busca do material pra fazer minha comparação com os jornais espanhóis e para conhecer também. Mas vou começar do começo, com a ida. Um indiano que eu conheci aqui na semana passada me pediu para ensiná-lo inglês. Eu falei que não podia me comprometer com ele, porque não tenho muito tempo livre, mas que podíamos uma vez por semana sentar para tomar em chá e conversar em inglês. E ele me disse que queria ser meu guarda-costas aqui e que tinha uma “bicycle” e poderia me levar onde eu quisesse! (Pri, ele não é fortão nem gay, só é feio de dar dó!!!! Adorei seu email).

Ontem liguei pra ele para não ter que ir sozinha às redações e chegar lá já estressada. Eu achei que ele tinha uma bicicleta dessas que têm um banquinho atrás, mas ele tinha uma moto. Lá fui eu naquela moto com as duas pernas para um lado só, porque mulher que se preza aqui não anda com as pernas abertas na moto. A sensação de insegurança é horrível, você não fica firme e o pior: só os motoristas usam capacete aqui, eu fui sem nada. (Se Rodrigo, super-politicamente-correto-no-trânsito, me visse, ia infartar!). Acabei chegando lá mais estressada do que se tivesse ido sozinha numa Oto. Mais que estressada, eu estava irritada e o garoto estava apenas me fazendo um favor...

Consegui menos do que esperava, porque o sistema informático de busca do Indian Express existe, mas não funciona. É aquela história do “tem, mas acabou”. Vou ter que reunir material usando Internet mesmo e lendo cada uma das edições online (disponíveis só até março). Já no The Times of India foi mais fácil e ainda consegui entrar em contato com um editor sênior para planejar uma visita “formal” à redação. Enfim, foi produtivo.

O único problema é que tomei um esporro fenomenal do guardinha quando tirei essa foto aí de cima, que mostra o interior da redação do Indian Express. Eu perguntei antes à recepcionista se podia tirar foto e ela disse: “poder não pode não, mas você tenta”. E claro que eu tentei! Na primeira tentativa, veio o guarda com uma cara de pouquíssimos amigos. Mas tudo bem, se ele me xingou, eu não entendi. A outra foto mostra a fachada do prédio onde ficam as sedes dos dois jornais. Eles ficam no mesmo prédio, apesar de serem concorrentes. É como se O Globo e A Folha dividissem o mesmo prédio. Achei estranho... A volta foi o mesmo stress! Agradeci muito ao Shiraz, mas disse que nunca mais subiria naquela moto!

Minha outra “aventura” do dia foi intelectual. Meu outro companheiro de apartamento é um senhor professor de Inglês e Lingüística aqui na universidade, Prof. Khan. Ele sente muita curiosidade pelo Português e sempre me pergunta frases e ontem eu resolvi ter algumas lições de hindu, porque é o fim da picada estar ou ir a um país e não saber, PELO MENOS, falar “obrigado” e “por favor”. Comecei com o por favor. E ele me disse que não existe uma palavra equivalente ao “please” em hindu. Mau começo!

Então eu quis saber como se fala “você” na língua deles. Com esta pergunta terminou minha primeira tentativa de aprender alguma coisa! Olha a resposta dele: não existe um você apenas. Há várias maneiras de dizer você: há um você quando se está com raiva; um você quando se refere a pessoas importantes; um você para se referir à esposa quando estamos no meio de outras pessoas; um você para se referir à esposa quando estamos sozinhos com ela; um você que denota respeito que deve ser usado pelas mulheres ao se dirigir ao marido... e a lista continua. Eu tentei, Prof. Khan, eu tentei!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Por fin noticias, la idea del blog es genial, así seguimos tu vida diaria y no perdemos el hilo de los acontecimientos.
Acabo de echar rapida ojeada, el trabajo no me ha permitido mas, y como dice Rodri, aun no me he "acojonado". Por lo que he leido por encima, veo que el inicio no ha sido fácil, pero, un consejo: SONRIE, la risa se oye a mayor distancia que el llanto.
Te quiero un monton, te echo de menos. BESAZOS CARI. Marisa

Anônimo disse...

E ai tudo bem? saudades bjs BB

Anônimo disse...

Oi amor tudo bem?? joder cielo que dificil es no poder hablar mucho por tanto trabjo que tenemos los dos, pero me alegra por lo menos leer lo que te pasa y tus aventuras indianas, mañana jueves te llamare de ratitos por que tengo mucho trabajo en Pallas y luego tengo el concierto THE POLICE, que sin ti no sera lo mismo, y como siempre te escribo al final: TE AMO MUITO Y TENGO MUITA SAUDADE DE VC.
P.D: Mañana se cumplen las dos semanas mas largas de mi vida, te extraño.
cuidate. bye bye

Anônimo disse...

ai...quase choro com o comentário do Rodri! Ele é tudo!!!

Seu guarda-costa nao se saiu muito bem levando você nessa moto...melhor procurar outro! rsrs É cada loucura! Mas bom assim né: esse tipo de coisa (e as outras todas aqui postadas) é que faz sua experiência se tornar inesquecível!

Também to morrendo de saudade! Beijocas

Anônimo disse...

Oi!!! linda,anoche fue el concierto THE POLICE, Y solo pense en ti, pero grabe gran parte del concierto para que lo veas despues,pero lo pase genial, y salieron traducciones locas como comparar SO LONELY (SOESINHO), LA DE DE DODODO,DE DADADA ( HEY TU TU DONDEDE ESTAS)LA DE EVERY BREATH YOU TAKE ( TA NA INDIA TOMANDO TEi), jejeje que mensaje tan malisimo, ya estoy ficando doido aqui sin vc... mentiras amor te amo mucho y te extraño... cuidate y hablamos mañana...TE AMO MUITO...

Anônimo disse...

Oi Helena,

Que bom saber noticias tuas. Adorei o teu blog. Engraçado, divertido, mas sobretudo inteligente. Seu texto é muito bom porque você não se formou simplesmente em comunicação. Você é uma jornalista! Vá em frente! O sucesso te espera.
Beijos e boa sorte.

Catito