segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Tese, tese, tese… e dois “causos”


Graças a Deus, eu vim fazer minha tese em Delhi e morar num bairro muçulmano dentro da própria universidade. Isso significa todo o tempo do mundo dedicado aos estudos. Muito pouca distração e muitas horas de leitura, busca de bibliografia e pessoas para conversar a respeito. Minha mãe vai ficar orgulhosa, porque meu descaso com o doutorado no último ano foi total. Tinha outras prioridades em Barcelona e uma vida agitada, o que me impediu concentrar no que eu realmente gosto de fazer na vida: ler e escrever.

O que melhor resume minha vida aqui é esta foto acima: livros e jornalismo. Minha tese é uma comparação entre os meios de comunicação indianos e espanhóis, tomando como ponto de análise notícias e artigos de opinião sobre globalização publicados nos 6 primeiros meses deste ano em 6 jornais: El País, La Vanguardia e El Mundo (Espanha) e The Times of India, Indian Express e The Hindu (Índia, claro!).

Pouca gente tem o privilégio de ter dois tutores como eu, um aqui e outro na UAB. Os dois têm me ajudado bastante a delimitar objeto de estudo (tema e período de tempo), abordagem, bibliografia, contatos, etc. Demorei a começar, mas estou curtindo e isso é o que importa. Na minha vida nada funciona sem tesão. Tenho até final de setembro do ano que vem para entregar a tese (na verdade, tesina, porque é a tese de mestrado) e depois, 2 anos mais de ralação pra escrever a tese de doutorado. A mover el culo, Helena!

O centro onde estudo aqui, Mass Communication Research Centre, da Jamia Millia Islamia University, é bastante conceituado na Ásia e meu tutor trabalhou 10 anos na BBC de Londres e é um cara “espabilado”, conhece um montão de gente. Com tudo isso, espero terminar em um ano e, mais que tudo, que o resultado final não seja mera formalidade de final de curso. É nisso que eu estou batalhando.

Agora tenho mais ou menos uma rotina estabelecida aqui e tudo fica mais fácil. De manhã estou na faculdade e depois do almoço estou em casa estudando. Mas sempre aparece algo pra fazer e distrair a cabeça. Amanhã (terça), por exemplo, vou visitar a redação do The Times of India pela primeira vez. E ainda me faltarão visitar as redações dos outros dois jornais.

A segunda-feira foi produtiva e acabei mais um livro. Foi feriado em Barcelona, mas isso nem me abalou. Estou planejando uma viagem pra quando o Rodrigo estiver aqui e isso me animou bastante. Além disso, o calor sufocante parece que foi embora e o outono começa a mostrar sua cara. Muito vento e frescor pelas tardes.

Meu coração está começando a ficar em paz...


A India venceu o Paquistao ontem e e campea mundial de cricket depois de 24 anos de jejum! O pais foi ao delirio ontem, como a gente com o futebol! E eu continuo nao entendendo PN!

PS: quer ver duas coisas engraçadas? Eu sou paranóica com limpeza aqui, porque tudo é muito sujo. Na minha cruzada por uma alimentação sã, comprei frutas hoje, incluindo um abacaxi. Mas aqui eles vendem o abacaxi já descascado nessas barraquinhas de rua. Lavei o abacaxi com um litro de água mineral. Quando eu ia partir, o Harum se ofecereu para fazer a tarefa e eu, gentil e agradecidamente, deixei. Quando eu vou pegá-lo na mesa da sala, ele tinha cortado meu abacaxi em cima de um jornal velho lido e relido!!!! Que prato que nada! hehehehehehe
Outra dele: minha cama não tem colcha e só o lençol mesmo. Então eu sempre deixo uma roupa pra dentro de casa para não sentar ou deitar com roupa imunda de rua. Harum, cada vez que entra no meu quarto pra me perguntar qualquer coisa, se senta e cruza as pernas em cima do meu lençol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ele entra aqui e eu rio de mim mesma...

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi lindona!!hj esta com carinha que vai chover, eu gosto desse tempinho me lembra Bh. Saudades de vc de compartir coisas que nao comparto com mais ninguem, extraño sou uma pessoa tao auto suficiente, e me sinto um pouco orfan. Xiii acho que esse tempo esta me deixando sentimental demais!!!Estava me perguntando onde vc vai fazer sua tese de doutorado kkkk Africa?? vietnan kkk? Aiiii tao excentrica minha socinha!!Se todos os pais soubessem mandava os filhos com problemas de concentraçao pra India estudar ne?? Bem compra coucha de cama descartavel dessas bem baratinhas para ir trocando diariamente, ou quando vc ve-lo entrar. Beijos vou pesquisar

Renata Almeida disse...

Oi Helena!
Me divirto horrores com seu blog...uma espécie de aprendizado, admiração e curiosidade! Sem falar que adoro a sua maneira de escrever (pq será?)Acabei de linkar ele no meu. Muito bom saber que o seu coração está mais tranquilo. Assim, as coisas funcionam muito melhor!
Um beijo, se cuida!

Unknown disse...

Amiga, adorei esse cara q to morando com vc fará de vc uma mulher mais relaxada.... nem tudo na vida é limpeza....rs vou te ligar...bjus!!!!

Letícia Lira (lelira) disse...

Tô muito orgulhosa de vc amiga e adorando tudo que vc escreve! Ler suas notícias leva minha mente longe, me estimula a sonhar no que eu ainda gostaria de fazer na vida, fora da rotina do dia-a-dia. Obrigada! Qto a sujeira, que tb me dá pânico, espera aumentar a intimidade e dá um toque ué? Ou compra uma poltrona e assim que ele entrar, vc aponta e diz: sente-se aqui, é mais confortável! (obs.: não rola comprar uma colcha?) rssss... Bjssss

Anônimo disse...

Helena, que legal, menina. Tô adorando bisbilhotar sua vida na Índia. Um luxo. Só vc mesmo, prá ter tanta coragem. Torço muito por vc. E olha só, vamos sentir muito sua falta na festa das gazolinas. Será dia 12.out. Mande alguma coisa sua prá gente ler e curtir no dia, tá?
Adoro tudo que vc escreve. Mtos bjs e proteção prá vc. Veruska