quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Brasileiros neste lado de cá!












Hoje comecei de verdade meu trabalho pra tese. Definimos os jornais que vou estudar, já estou buscando material e tenho muito trabalho para os próximos meses. Com a ajuda dos meus tutores, espero terminar isso até maio!
Finalmente coloquei fim à minha fase de mulher-muda e hoje conversei com bastante gente. Na verdade, foram eles que puxaram papo comigo e dei até “entrevista” para uns estudantes de jornalismo da rádio da universidade. A pergunta era como eu achava que a música podia ajudar a reduzir barreiras entre dois países em guerra, aplicado ao caso Índia x Paquistão por causa da Cachemira. Caralho! Eu nunca tinha pensado nisso e tive 5 minutos pra responder em inglês! Foi hilário, “embromation” total. Mas eles me agradeceram sem parar e falaram que estava ótimo... Acabei trocando telefone com um deles, que vai me apresentar a uma amiga para me levar ao centro de Delhi, porque ele disse que mulher não deve ir sozinha mesmo. Antes achei que poderia ser machismo, mas não é não, realmente não me sinto segura andando sozinha por aqui. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas prefiro não arriscar.
Depois da reunião com Obaid, fui pro Community Center de novo. Meu “amigo” que me entrevistou me indicou um cyber que de verdade funciona e pude falar com um montão de gente. Sentadinha lá trabalhando, escuto alguém falando português. Foi demais! Conheci um brasileiro de Belo Horizonte, Edson, falei com a mulher dele pelo telefone e já temos planos para amanhã. Assim que, além deixar a mudez de lado, vou sair de casa para ir ao cinema!
Uma coisa que me incomoda profundamente e me deixa deprimida é a quantidade de crianças pedindo dinheiro nas ruas. Elas não apenas pedem dinheiro, vão te seguindo e seguram mãos, braços e hoje até meus pés. Me sinto super mal, porque sigo andando e cada vez se aproximam mais crianças. Hoje cheguei ao ponto de, sem saída, entrar em uma loja pra chorar e me acalmar. Mais uma vez fui aconselhada a não dar dinheiro nenhum, porque a maioria é explorada por adultos que lhes “roubam” o dinheiro no final do dia. É muito triste e ainda não sei como me comportar nessa situação. Isso não é novidade na minha vida, não sou européia, mas as crianças daqui têm um olhar de adulto, de dor, uma coisa tão profunda que me impede até mesmo de olhá-las nos olhos, por culpa, pena, impotência ou pura covardia...
Vamos às fotos. Estas são de um mercadinho perto da minha nova casa, para onde me mudo amanhã de manhã. Não vi nenhum SUPERmercado aqui, só essas lojinhas com mil coisas juntas e empoeiradas. Uma das coisas boas é esta prateleira lotada de sabonetes Lux! Para quem não sabe, sou a maior “importadora” de sabonete Lux da Espanha! As outras fotos são do meu antigo quarto. Não é nada demais, mas me salvou nos primeiros dias e, muito por “ele”, não larguei tudo e voltei pra casa.

PS: 1. Para a Let e quem mais quiser me ligar, o telefone completo é 0091 9971 781318.
2. Seba, por sua causa, vou ter que comecar a censura neste blog democratico! hehehehe Brincadeira. Escrevam o que quiserem (ou quase!).









2 comentários:

Anônimo disse...

Kkk vou ser a primeira!! querido diario hj fui buscar o cunhadinho ( que cá pra nos esta lindao pois cortou o cabelo e tirou a barba)foi Lu,Xavier e eu, depois deixamos o paquete no apt kkk com promesa de sair de festa a uma disco muiito legal (será na Opium) (junto com Rodligo). começo a trab sexta e inauguramos no sabado. Tenho muitas ideias pra fazer din din ali. Odeio sabonete lux me da alergia só de olhar. E vendo essa tendinha me lembra a parte de tras da Paralelo. Creio que vc vai encontrar muito brazucas por ai(Afinal onde nao tem) mas acho que é melhor se centrar no pessoal dai trocar informaçoes sentir, cheirar, pensar e viver como eles enguanto vc estiver por ai!!( quanto a cheirar esquece)Estou gorda de tanto textar platos. Encontrei um blog maravilho de um crítico gastronomico da folha de S.P. Poxa como sinto sua falta logo agora que iria encher tanto seu saquinho!!! Mas acho que vai passar rapido. Logo te enviarei fotos, e nao te mando emails por que sei que vc nao tem tempo, tb estou com problemas com minha net.
Te ligo esse find pra te contar como foi, e criei um mousse se curry em sua homenagem. TQm Delhicia

Letícia Lira (lelira) disse...

Amiga,
Eu tentei, de tudo que é jeito te ligar agora. Chamei o cara do hotel para me ajudar, que veio aqui essa hora, liguei para a embratel, disquei um milhão de vezes... não consegui... ou vem uma música bizarra indiana ou niguém atende... eu queria muito falar contigo. Eu tento novamente depois então. Só queria lhe dizer I Love Ya e quero que vc tire dessa experiência o melhor. Vou tentar pela última vez agora... bjs! Let