segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Inicio da rotina






Gente, tentarei, a partir de agora, ser mais breve nos textos e postar mais fotos. E que tinha muita coisa para contar, fora o desespero! Estas fotos mostram o condutor do ciclorickshaw e eu - suada, descabelada, mas feliz da vida com minha "independencia"! Numa das placas azuis, sai "Jamia Millia", esta e a minha universidade.
PS: 1. Morro de rir com os emails de voces. "Gran Hermano da Helena", Marcelo???? Pegou pesado!
2. Acho que encontrei a explicacao de porque estou aqui. Segundo a minha mae, parece que ela implantou um chip de loucura nos filhos! hehehehe
Ao texto agora:

Pouco a pouco as coisas vão chegando no lugar e tomando seu rumo. Hoje foram duas grandes “conquistas”: consegui achar um lugar com acesso (lento) à Internet onde estarei todos os dias úteis de 10h às 16h (hora daqui) e decidi o lugar onde vou ficar este mês e outubro. É um apartamento para professores convidados da universidade. Dividirei o apê com 2 pessoas mais, um homem e uma mulher, ambos indianos. O quarto é legal e o mais importante: tudo é super limpo para os padrões daqui. Além disso, vou poder cozinhar e ter minhas coisas numa geladeira. Aqui só tenho duas alternativas, comida local ou fast food, e as duas são uma sacanagem com meu estômago!
Apesar de ter que dividir com duas pessoas mais, optei por este apartamento porque acho que aqui vou poder ser mais independente. Não gosto de ficar dependendo de ninguém para me levar nos lugares, trocar dinheiro, comprar comida, etc. Como mostra da minha “independência”, hoje saí sozinha de novo e voltei ao mercado das moscas. Como minha percepção mudou! No sábado fiquei chocada e evitei ficar lá sozinha, hoje meio que me senti em casa. Conversei com umas pessoas (mais troca de sorriso que outra coisa), comprei uma pinça (não foi fácil), tirei fotos 3x4 que precisava, almocei num fast food indiano e comprei comida pro jantar. Todo um êxito! Ainda andava com a boca fechada por causa dos mosquitos, mas estava mais relaxada e curtindo aquela confusão visual, sonora e olfativa.
Tirei foto dessas comidas de rua porque o Rodrigo me garantiu que quer comer tudo isso quando ele vier no mês que vem. Depois de ver como é feito, eu duvido muiiiiito que ele compre algo!
Tudo aqui é bastante barato, principalmente comida. Uma promoção do McChicken, por exemplo, com batata e Coca-cola, custa 119 INR, uns 2,20€... Ainda não fui à zona de turista, que é a parte inglesa da cidade, lá com certeza eles cobram preços pra turistas ocidentais! O legal (o mesmo que me assustou no início) é que estou numa zona da cidade que não tem um turista sequer. Não vejo ninguém com cara não-indiana. Estou vivendo e comendo como eles – pelo menos é o que eu acho!
A volta pra casa foi o mais maneiro. Finalmente decidi montar num “ciclorickshaw”, essas bicicletas que levam um ou dois passageiros na garupa. Aqui em Delhi tem milhares e é a forma mais econômica de se mover quando as distâncias não são grandes. Uma corrida custa 10 INR, que são como 0.20€. Sentei na carrocinha e me senti o máximo: livre e sem medo de andar por Delhi! A partir de agora, se depender de mim, os taxistas morrerão de fome! É toda uma aventura, porque eles vão correndo, não respeitam sinais (os pouquíssimos que existem) e buzinam e gritam sem parar. Queria ter tirado mais foto, mas não consegui me organizar a tempo: estava segurando pra não escorregar, com minha bolsa pesada, uma garrafa de água mineral e a comida pro jantar.
Enfim, um dia proveitoso. Fiz meu planejamento para a pesquisa do mestrado e amanhã conversarei com o Obaid sobre como será meu trabalho. Passei o resto da tarde lendo e escrevendo no quarto da universidade. Quem sabe o que me espera amanhã...

7 comentários:

Anônimo disse...

OI!!! amor, me alegra que ya estes mejor y un poquito mas adaptada, jejeje, bueno y con lo de la comida, esas fotos aun no me asustan. pero bueno seguro que si como algo de esas moscas, si esos locos las comen yo tambien... amor te extraño mucho y estoy loco ya por ir a verte.
TE AMO MUITO Y LA SAUDADE DA PRA CARANBA...

Anônimo disse...

Ai sociaaaaa que saudadeee, olha só por mais que agente passase dias sem se ver só de pensar que vc esta tao longe da uma dorzinha no coraçao. Acabo de ler suas aventuras e estou com uma mescla de inveja , saudade e vontade de comer curry. Viu cada dia que passa vc vai se adaptando. Nao esqueça que vc vai ter que aproveitar por 3 ja que eu nao vou ( todavia nao tenho certeza) e Rodrigo so vai depois. Poxa adorei aquela festa deve ter sido super interesante. Vc nao imagina a vontade que tenho de estar ai com vc. So que essa é sua aventura pessoal, depois agente pode buscar as nossas.Que bom que agora vc tem internet. Minha socia Delhicada.Beijos

Letícia Lira (lelira) disse...

Oi queridona! Não economize palavras não! Suas aventuras estão virando minha novela diária. É tudo muuuito interessante. E não fique acuada em tirar fotos... ninguém te conhece msm! rsssss
Vc tem que usar as roupas típicas tb! Pega um desses eventos tradicionais para testar. Vc vai ficar lindona!
Qto as comidas, como mãe eu aprendi uma coisa: vitamina "S" é a melhor que existe. Cria anticorpos que lhe permitem comer o que quiser para sempre... tem que provar!
Tô indo para SP hoje fazer benchmarking sobre ecommerce na Vivo e na GOL. Se tudo der certo, esse networking vai render frutos em breve!
Responde meu email com o seu cel, pls! Bjs!

Sebastian Guerrero disse...

Hummmm o desespero já passou, portanto podemos esperar que as Crônicas da Helena pela India virem um livro. Se quiser eu posso ser o editor. É claro que como sempre vou arrumar alguém que faça o trabalho de graça e levar os louros todos pra mim :-p
Mas relaxa divido o dinheiro contigo, mas claro que te pagando a preço de indiano hehehehehe.
Que bom que você esta mais adaptada. fiquei preocupado no inicio, tentava conectar cedo só pra ver se te via online.
Agora vamos começar a nos divertir com as tuas historias ;-)

Beijos feiosa!!!!
Rodrigo cuidado com o que vc come por dois motivos:
-Acontece o que aconteceu comigo em Barcelona
- Acontece o que aconteceu cm a Helena no Egito hehehehehehe
Beijos

Anônimo disse...

kkkk! já tava rindo dos posts (nao da parte do desespero, mas das partes super, mega, hiper, power, engracadas)e depois do comentário a cima, ri mainda mais! Realmente é melhor maneirar no curry (que aliás já virou o "running gag" do seu blog, né)
Guapita...escreve muito mesmo! Essa idéia do livro está na mão, foi a primeira coisa que pensei quando comecei a ler.
Nossa...muito bom ler seus textos. Mas melhor ainda é saber que agora está tudo caminhando pra bem!

Se cuida hein! Tô aguardando as próximas aventuras ;)

Beijoooo

Edson & Ivana disse...

Oi Helena! Que legal saber que vc esta se adaptando a cada dia . E isso ai garota! Um passo de cada vez e vc chega la. Olha, com certeza vc esta fazendo a escolha certa. Foi um prazer enorme conhecer vc e poder te ajudar de alguma maneira.

Tip� disse...

Minha querida sobrinha,
não sei se recebeu os comentários que enviei antes. Mas, queria q vc soubesse q tenho acompanhado as not do seu blog e, espero que continue desbravando esta terra desconhecida mas com pessoas mto interessantes.
Este é o seu momento, aproveite bastante.Um beijo da tia avó, Tipão