sábado, 22 de setembro de 2007

A outra Delhi



Estas duas primeiras fotos sao do bazar.



A unica foto em que saio, estou com olho de peixe morto!


Ontem, sexta, finalmente fiz turismo por Delhi por pura casualidade. Cheguei para assistir a uma aula de Jornalismo Convergente e Obaid estava reunido com dois jornalistas ingleses da BBC, que estavam de visita na cidade. Era o último dia deles aqui e me chamaram para conhecer o centro histórico com eles. Oportunidade irrecusável para quem não sai do bairro islâmico e ainda não conhece nada da capital além de fotos.

Fomos de carro até o Forte Vermelho, este das fotos, que fica na Velha Delhi, onde o tráfico é ainda mais caótico. É a principal atração turística de Delhi e, mesmo assim, não vi quase nenhum turista ocidental. Deve ser por causa do extremo calor que faz aqui em setembro. Ontem estava especialmente quente e úmido e eu suava como nunca, coisa estranha no meu corpo. Delhi está mudando meu sistema biológico!!!!

Algumas informações sobre o Forte (em castellano, porque meu guia é espanhol): “Las paredes de piedra caliza se extienden a lo largo de 2 km y tienen una altura que oscila entre los 18 metros en el lado del río y los 33 metros en el de la ciudad. El emperador mongol Sha Yahan inició la construcción de este enorme fuerte en 1638 y no se terminó hasta 1648. Sha Yahan nunca consiguió trasladar la capital desde Agra a la nueva ciudad de Shahjahanabad, en Delhi, ya que fue derrocado y encarcelado en el fuerte de Agra por su hijo Aurangzeb. El Fuerte Rojo fue testigo del periodo de máximo esplendor del Imperio Mongol. La corte, sin embargo, no estuvo demasiado tiempo en Delhi, ya que Aurangzeb fue el primer y único de sus monarcas que reinó desde la actual capital de la India”.

O Forte é gigante e bem bonito por dentro, até dá pra perdoar as lojinhas na entrada, mas não a insistência desagradável dos vendedores. Paga-se 100INR para entrar e vale a pena passar umas horas lá descansando nos jardins cheios de estudantes depois de fazer um tour pelas construções.

Depois disso, fomos a um bazar ao ar livre de Delhi, que fica na entrada dessa mesquita aí da foto. Mas o calor era excessivo e nem deu pra curtir o lugar, fora que os vendedores te seguem por todas e te seguram pelo braço! Vende-se de tudo lá, de prato-feito a relógios; de vestidos a souvenirs; de relógios a toalhas de mesa. De lá pegamos o carro outra vez e fizemos todo o recorrido restante dentro do carro mesmo. Claro que estávamos com motorista local, acho que é praticamente impossível para um ocidental que está de passagem por Delhi dirigir dentro da cidade. Os trânsitos do Rio ou de São Paulo são a maior maravilha comparado ao que rola aqui em Delhi (sem falar na poluição auditiva, a buzina deve acompanhar o ritmo da respiração deles, uma coisa impressionante!).

De carro, conhecemos a zona comercial da cidade e herança dos tempos ingleses na capital: Connaught Place e aí conheci a OUTRA Delhi: construções modernas, turistas a mil, lojas gigantes, escritórios, hotéis famosos, bancos, etc. Depois passamos pela zona do Parlamento e pelo “Portão da Índia”, numa avenida gigante que me lembrou o centro de Paris! Lindo mesmo. Vou postar fotos outro dia, porque simplesmente foi impossível parar o carro. Um passeio super bacana para ver a outra cara da Delhi arcaica por onde eu costumo circular.

Na volta pra casa, cansada e suada, parei no Community Center pra usar Internet e comer alguma coisa. Aí foi meu erro. Começou uma chuva inacreditável (o período das monções termina no final de setembro) e fiquei ilhada na lanchonete. Comi, li, falei pelo telefone e nada da chuva passar. Delhi na chuva é ainda mais aventura! Cansei de esperar e peguei uma bici (dificílimo de encontrar uma livre e os caras cobram o dobro do preço pela chuva) e cheguei em casa molhada, imunda, esgotada... Quando eu entro pra tomar banho, acaba a luz! Aqui os apagões são constantes, ontem ficamos sem luz 3 vezes pela manhã e uma à noite e a duração média deve ser de uns 30 minutos. A luz voltou e resolveu todos os meus problemas, menos essa saudade desgraçada que me come nos fins-de-semana. Aqui prefiro segunda à sexta-feira...

PS IMPORTANTÍSSIMO: Baby, toda a sorte do mundo na sua estréia como chef em Barcelona. Estou super orgulhosa da minha amiga e torcendo muito por você. Tudo vai dar mais que certo, porque não há outra alternativa quando a gente faz as coisas com o coração. Estarei pensando em você esta noite e sonhando em comer a mousse de curry quando voltar pra Barna! hehehehe

2 comentários:

Anônimo disse...

hj nao vou postar vou te ligar por que vc estou com muuuita saudades!!!

Anônimo disse...

Na verdade nao vou comentar!!kkk BB