sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Segurança em Delhi e assuntos domésticos







Ao ler o The Times of India ontem (quinta), me senti menos turista-ocidental-com-medo-de-tudo. Isso porque uma das manchetes era “80% of city women feel insecure” e a matéria se referia a números de Delhi apenas. O estudo, levado a cabo pelo governo, constatou que as “piores” áreas para as mulheres são os shoppings e zonas comerciais. Também revela que 70% das mulheres sentem-se inseguras depois que anoitece. Este é o gancho que eu precisava para contar minha “aventura” de ontem.

Pela manhã, fui a um debate realizado na Academia de Estudos do Terceiro Mundo aqui mesmo na Jamia sobre “Globalização e desenvolvimento”. Um dos palestrantes era um professor de Ciências Políticas da University of Delhi e Obaid tinha me recomendado tentar conversar com esse cara. Pois bem, fiquei numa sala cheia de homem me olhando durante as 2 horas de palestras (parece que eles estão olhando para um fantasma!) e depois conversei com o professor, que resolveu me dar uma entrevista às 18h na sua casa.

Até aí, maravilha, voltando à vida de jornalista que tanto adoro. O problema era ter que ir à casa dele sozinha e voltar depois de escurecer. Cheguei lá sem problema, até porque uma indiana explicou ao motorista da oto onde eu queria ir. Mas a volta foi dura! Escuro, sozinha, numa zona onde nunca tinha ido antes, sem ter idéia do idioma e numa rodovia super movimentada na hora do rush. O professor se ofereceu para ligar para uma companhia de táxi, mas resolvi voltar sozinha e andar, como todo mundo, de oto. Tá na hora de parar de gastar dinheiro desnecessariamente com os taxistas, que me roubam descaradamente!

Morri de medo ao chegar na avenida e quase voltei à casa do professor desesperada atrás de um táxi! Quando estava quase voltando, consegui encontrar um oto vazio e disposto a me trazer ao outro lado da cidade. Cara, é muito stress! Cada vez que saio sozinha, sinto que perco alguns meses de vida. Não dá para relaxar um minuto e, em cada rua escura e vazia, meu coração dispara. Voltei pra casa sã e salva e isso é o que importa, mas decidi só sair sozinha quando for estritamente necessário. Foda-se a independência!

Ontem também conheci minha roommate, que é uma indiana de 52 anos chamada Lakshmi. Ela é divorciada (coisa bastante rara e moderna aqui) e casada pela segunda vez com um australiano. Morou anos na Inglaterra, fala inglês perfeitamente e o melhor: esteve dois meses na Bahia no ano passado e adorou o Brasil! Conhece Carlinhos Brown, Pelourinho, viajou pelo Brasil e adora caipirinha! Quando escutei isso, pensei: ela bebe! Tenho até convite para tomar um vinho com ela neste fim-de-semena aqui em casa mesmo. As coisas vão melhorando... Andar com fé eu vou!

A terceira pessoa que mora aqui é um indiano que está como “Visiting professor” no departamento de Inglês da universidade. Ele é meu tradutor quando quero entender ou falar alguma coisa com o povo daqui.

O cara mais figura da casa, no entanto, é o garoto que cuida do apartamento (este da foto ao lado do fogão). Seu nome é Harum e ele é o dono do sorriso mais contagiante de Delhi. Quando eu fico tensa (muitas vezes ao dia), é só olhar pra ele que relaxo na hora. Ele não fala inglês, mas a gente se entende super bem. É ele quem cuida da casa, faz compras e cozinha (ainda não me arrisquei a provar sua comida).

As fotos acima são as vistas do meu apartamento, que fica no bairro muçulmano de Delhi: Jamia. O lugar onde eu estou até que é bonitinho, tem verde e tudo. Mas ao redor é um caos absoluto, sujo e barulhento. Dizem até que é uma zona alegre, mas como estão no mês do Ramadan, as pessoas andam mais sérias, quase não conversam e fazem jejum enquanto há luz do Sol.

Fim de semana chegando, ainda não sei se é boa ou má notícia...

4 comentários:

Anônimo disse...

Nega, eu li seu blog todo agora q to na clinica esperando esse "povo", rs... adorei tudo mas quase ñ entro na net assim que vopu deixar poucos comentarios mas pode deixar q vou te ligar, tá!? bjus......

Anônimo disse...

filha
cada vez que entro aqui e leio suas "aventuras e dissabores " atras de um ideal,mais me orgulho de vc, e saiba, não tenho nem um pouco de preocupação porque sei que é corajosa..
Godê .....comotà????
queria falar mais em Pompeu e Godê , mas o Vitor ta dormindo, depois de 24 horas de viagem...
te amo, princesa

Anônimo disse...

Pompeu e Godê
Godê .....comotà????
Desculpe entrei no blog errado!!
BB

Anônimo disse...

Ahh ta entendi coisas lá do S.J.P....
Socia to muuuiiito puta da vida,todo sao muito lentos mas meu ajudante de cozinha é horrivel ( apesar de ser gente boa)Tenho que fazer alguma coisa por que senao vou me queimar de tanto trab com uma lesma do lado me olhando!!( Ela fala poco ingles, pouco espanhol ou nao quer entender) Quanto a Sra que foi em salvador só poderia ter se apaixonado pelo Brasil. Sabe o que eu tava pensando?? quando vc vier te levarei direto pra BA SEM PASSAR EM LUGAR NENHUM assim vc vai achar o PARAISO E VAMOS TODOS MORRAR LÁ!!
Modoso te manda uma lambida e sempre me pergunta onde esta a pessada da minha amiga que chama ela de cachorro. Tenta NAO ABUSAR DA SORTE, por fa!! To adorando ver que vc esta se adaptando dentro do que cabe, bem!!E agora tenho que ir, mas nao antes te falar do filme que eu queria ver no cine ( Sin Resenvation) com a Delhicia Zeta Jones ,bem ela esta mavilhosa como sempre o carinha tb é muiito legal só nao gostei que de cozinha nada apenas algumas cenas e como eu baixei da net tinha muita gente de pé no cine( ja sei que vc é contra chataaaa)Bjs BB ( Ore por mim hj inaugura a cozinha, pode pedir pro Deus Elefante,qualquer vaquinha que vc ver pelo caminho nao vale olhar no espelho kkk) Fui depois te ligo!!